terça-feira, 17 de abril de 2007

TOURO

2) TOURO ou TAURO

21 de Abril a 20 de Maio(30º à 60º)

"EU TENHO"

Mais amor, mais prazer...
Uma das moradas de Vênus (a outra é Libra), o signo de Touro representa também uma combinação da exaltação da Lua, queda de Urano e exílio de Marte e Plutão.
Vênus rege os relacionamentos amorosos, a beleza e a arte em todas as suas formas, a harmonia, o magnetismo, o conforto, o consumo, as jóias - tem também relação com as finanças - o prazer, o contentamento.
Na sua versão taurina, Vênus apresenta uma doce e firme sensualidade, um afeto pujante porém tranqüilo, um amor ancorado em terreno sólido.
O relacionamento Vênus - Touro precisa da certeza para florescer, diferentemente de Vênus - Peixes, capaz de enxergar o que não existe, ou de Vênus - Escorpião, capaz de viver a negação, para entender a afirmação, aqui Vênus representa o robustez do amor primaveril, as situações claras e bem delineadas, a sabedoria de viver com realismo a realidade atual.
A Lua, planeta das ligações em geral, das raízes e da memória, sente-se à vontade neste signo que reúne presente e passado para, sem pressa, ir construindo o futuro.
A primeira faceta de Touro - a junção Lua - Vênus - confere a este signo a capacidade de viver no aqui - agora não de uma forma irresponsável e sim tendo a habilidade de nada desperdiçar, de valorizar e aproveitar todos os recursos, todas as alegrias.
É somente quando o esquema Lua - Vênus não funciona bem que surgem outros aspectos dessa combinação: um apego exagerado às vantagens e benesses do que já passou, um desejo de adiar o futuro e a mudança, uma tendência a prolongar a situação em curso além do necessário, a se demorar no presente - ou no passado.
Assim se explica porque Marte sempre pronto a tomar iniciativas, fica pouco confortável em Touro, que as vezes retarda a tomada de decisões, preferindo que as portas do futuro se abram sozinhas.
Também Marte, regente de Áries, tem entre suas especialidades a capacidade - ou pelo menos a vontade - de reformar, mudar, revolucionar; e Urano, em queda no signo de Touro, é outro reformador, marcado pelo abrupto, pelo inesperado, pelo explosivo.
Bem diferente é o estilo de Touro. Suas mudanças são lentas, graduais; destaca-se quando o que importa sobretudo é consolidar, construir com firmeza e aperfeiçoar.
Plutão, planeta da complexidade, capaz de escolher propositadamente o caminho mais longo e acidentado para chegar aonde quer, está igualmente deslocado neste signo objetivo e direto, para quem a vida "poderia ser melhor - e será - mas é bonita, é bonita, é bonita..."
Feminino, do elemento Terra, este signo sugere um ambiente infantil marcado pela relação da mãe, ou de quem representou o papel da mãe, as vezes até mesmo o próprio pai.
Pode acontecer que, na infância de quem nasceu sob o signo de Touro, tenha havido dificuldades materiais reais, ou que a mãe fosse, naquele momento, uma pessoa insegura, incapaz de se desprender de qualquer bem material, sempre preocupada em guardar dinheiro para o obscuro dia de amanhã.
Na criança, esse ambiente nem sempre se reflete como um apego a bens materiais, o que acontece, na maioria das vezes, é que esse conservadorismo e essa insegurança passam para o terreno dos sentimentos, dos quais se sente incapaz de abrir mão.
No que diz respeito à relação com o dinheiro, eles tem um comportamento quase que amoroso - a relação é muito mais afetiva do que prática.
Romântico por natureza, o nativo deste signo costuma entregar-se a emoções fortes e prolongadas, pois o que mais curte, mesmo, é um amor sincero e duradouro, onde possa expressar seus desejos mais profundos. Para quem é de Touro, amor e paixão se misturam num só sentimento.
Tenaz e persistente, procura sempre uma base sólida. Age guiado por um objetivo definido e prefere os caminhos mais seguros. Se o seu vizinho Áries tomo a ação, Touro espera pelos resultados e tem senso prático para isso, seus pés estão sempre no chão.
Tem muita capacidade de concentração. É o signo da persistência, o taurino é uma criatura resistente, capaz de construir um patrimônio e solidificar um futuro tranqüilo e seguro. É voltado para a realidade concreta e para os prazeres de uma boa mesa.
Quase sempre é possessivo e por ter tanta persistência, pode se transformar em um grande teimoso. Às vezes é melhor ser um pouco mais maleável e não se agarrar tanto às suas convicções.
Dinamismo: Grande disponibilidade para elaborar e construir (Terra), voltada a um único objetivo (fixo), onde o que o mundo oferece (feminino) é de uma certa forma acumulado e conservado para ser percebido subjetivamente (predominância do frio). Integração sensorial e afetiva na existência (Vênus) onde prevalece mais a sensação do que o objeto que lhe deu origem, sempre de forma a preservar um ritmo próprio e a satisfação não elaborada (Lua), sempre feita com aparente inemotividade e com certa paixão (Marte), relativamente ingênua e pura (Plutão), onde valores inventivos, dogmáticos e espontâneos quase não existem manifestadamente (Urano). Os conflitos são estruturados num nível de posse - poder, que provém do eixo (cruz fixa), enquanto que as soluções podem ser estruturadas num nível de concretização de um trabalho social (trígono da Terra).

Existem dois tipos taurinos:

Tipo A: "Touro no pasto", dominante frio (Lua e Saturno), dispõe a vagatonia, a lentidão, a monotonia, a melancolia, ao pessimismo.

Tipo B: "Touro na arena", dominante quente (Sol, Marte e Júpiter), dispõe hiperemotividade, cólera, excitabilidade, predisposição a fortes paixões e explosões súbitas de raiva. Tanto pode haver a coexistência dos dois tipos, quanto a prevalência de um deles.

Tarefa: A ti taurino Eu dou a poder de transformar a semente em substância. Grande é a tua tarefa e requer paciência, pois tem de terminar tudo o que foi começado, para que as sementes não sejam dispersadas pelo vento. Não deves assim, questionar, também não deves mudar de idéia no meio do caminho, nem depender dos outros para a execução do que te peço. Para isso Eu te concedo o dom da força. Trata de usá-la sabiamente.


Astroset I - 21/04/2005: Câncer, Gêmeos e Touro
Astroset II - 22/07/2005: Leão, Virgem e Libra
Astroset III - 24/10/2005: Capricórnio, Sagitário e Escorpião
Astroset IV - 20/01/2006: Áries, Aquário e Peixes



LUA EM TOURO
Mãe poderosa ou super mãe. O amor às plantas e aos animais, bem como a necessidade de passar o maior tempo possível ao ar livre, típicos do taurino, podem ser explicados por uma existência voltada para o contato íntimo com a natureza. A pessoa pode ter se dedicado a caça, pesca, ou pastoreio, em países mediterrâneos ou entre os antigos índios americanos.
Dia: Faz com que as pessoas queiram mais da vida, busquem mais o prazer e o lado prático de tudo. Confere natureza artística, amor pela natureza, capacidade de realização e concretização, prudência, determinação e trabalho. Neste dia, as finanças estão em alta e os negócios vão de vento em poupa, porque a Lua incita a necessidades de segurança material e financeira. Os empreendimentos são encarados com lentidão, prudência e paciência. Existe sorte no dinheiro nesta fase e as pessoas sonham com um mundo melhor. O período é excelente para tratar de assuntos relacionados à vida prática, mas será necessário uma certa perseverança para atingir os objetivos desejados. A sensualidade das pessoas vem à tona, criando um clima propício para os encontros sexuais e favorecendo tudo o que se refere à arte. Deve-se tomar cuidado com problemas de garganta.

Saturno em Touro: Você se sente confuso quando lida com o mundo material, tomando atitudes radicais que não condizem com sua maneira de ser. Lembre-se de que o sucesso depende da paciência e do trabalho constante. Seja qual for o assunto, deixe a preguiça de lado, dessa forma, você será bem remunerado.
Em vidas passadas, provavelmente a pessoa não se esforçou suficiente para prover o próprio sustento e o da família, ou então, deixou de cumprir com algumas obrigações financeiras. Agora, precisa desenvolver o senso prático e sobretudo, aprender a lidar com dinheiro. É possível também que, ao longo da vida, precise enfrentar trabalhos bastante desgastantes.

Casa 2: Refere-se à vida material, às coisas concretas, o que se conquista através do esforço, a posse, o dinheiro, bens e valores materiais, segurança pessoal ligada às finanças, recursos, coleta e recebimento de dinheiro (cobrança), aquisições, assuntos financeiros, independência ou sujeição econômica do nativo, ganhos e prejuízos, capacidade para adquirir, multiplicar e acumular lucros, tornar as idéias concretas, o dom de realizar as coisas, auto-estima, valores pessoais, auto-valorização, estimativa de si mesmo, a maneira de materializar as coisas.

2º eixo Touro - Escorpião: Posse, desejo, poder, controle, necessidade de segurança, necessidade de autocontrole, instinto de sobrevivência; Escorpião - dificuldade de lidar com a perda, excesso de estratégia; Touro - é na puberdade que há uma transformação na voz.

Saúde: As áreas sensíveis dos taurinos são: garganta, pescoço, orelhas, esôfago, tiróide, faringe, cordas vocais, laríngeo, lábios, amígdalas, glote, epiglote, paladar, sistema linfático, cerebelo, vértebras cervicais, ouvidos e seu sentido. Por reger a garganta e o pescoço, os taurinos são especialmente vulneráveis a resfriados e calafrios. Confere problemas de voz, garganta e pescoço, sujeito a gânglios, tumores, difteria, sufocação, abcessos, qualquer coisa que afete entre a boca e a base do pescoço. A glândula taurina é a tireóide e qualquer disfunção desta provoca sérios problemas de peso. Rege também os hormônios e os rins. Recomenda-se o consumo de aipo, pois este ajuda a vencer problemas causados pelo excesso de peso.

Exercício: Faça quatro semicírculos (de um ombro ao outro) com a cabeça, nos dois sentidos. De uma pausa e recomece girando a cabeça em voltas completas, nos dois sentidos. Faça também exercícios para a coluna.

Personificação: Signo animal, a materialização das forças criadoras, vegetação maciça, a flora, os gramados, etc. Representa os rodamoinhos das águas. A vida social, as mulheres, os artistas, os músicos, os românticos, os pacifistas, o prazer, o comer e o lazer.

Aparência: Forte constituição física, com média beleza. Beleza sólida e de grande naturalidade e simplicidade.

Animal: Quadrúpedes, gamo, vaca, pomba, pavão perdiz, faisão, aves e animais exóticos.

Profissão: arquiteto, escultor, contador, cantor e cantora, corretor de imóveis, modelo bibliotecário e recepcionista, pecuarista, fazendeiro, empresário, pedreiro, pintor de parede, desenhista, bancário, economista, artista, radialista, decorador, advogado, cargos de importância.

Planeta: Vênus, a deusa do amor e da harmonia, é o planeta do amor, com desejo de harmonia, representa a relação com o outro, a atração, a simpatia, a beleza física.

Qualidade: Fixa, estável, coesiva.

Elemento: Terra.

Elemental: Gnomo.

Estação: O meio da primavera.

Dia: Sexta-feira, deusa Frig - deusa da fertilidade.

Cor: Rosa, verde, marrom, azul esverdeado, anil e ocre.

Mineral: Esmeralda, quartzo rosa, jade verde, safira, mármore.

Metal: Cobre, bronze.

Vegetal: Rosa, orquídea, papoula, narciso, lírios, romãzeira, clorofila, cana de açúcar, erva doce, menta, gerânio, violeta, o jasmim do imperador (símbolo da sensualidade), flor de pêra (associada ao carinho), a perpétua (a flor do amor eterno), a flor do trigo (símbolo de riqueza) e a campânula branca (perseverança).

Chakra: 4º e 5º.

Aroma: Sândalo, rosa, ópiun, cravo, canela, pinho.

À mesa: Cozinha tradicional, todos os chás, cravo, hortelã, frutas vermelhas, romã, amora, maça, morango, todos os cremes doces, chantili, trigo e massas.

Nota musical: Lá.

Arcanjo: Anael.

Plano de vida: Físico.

Regente esotérico: Hefesto ou Vulcânio.

Missão esotérica: Dominar um Touro.

Mitologia: Três mitos são associados a esta constelação: Zeus, transformado em touro branco, conquistou Europa; Netuno enviou um touro magnífico a Creta, para ajudar Minos a subir ao trono; e finalmente Io, a amante de Júpiter, transformada em vaca, foi cruelmente perseguida por Juno.
O Mito relativo ao signo de Touro trata da bela Io, filha do deus-rio Ínaco, rei de Argos. Io era sacerdotisa de Juno. Júpiter viu-a, uma vez, durante uma solenidade litúrgica. Apaixonou-se pela virgem e quis possuí-la, o que o fez se escondendo numa nuvem escura.
Juno, a esposa de Júpiter, logo descobriu o mistério. Júpiter transforma então a bela Io numa novilha. Mas o animal era tão belo e esplêndido que deixa Juno desconfiada; para esclarecer o caso definitivamente pede a Júpiter que lhe dê a novilha; este não pôde recusar.
Juno então entrega o animal à guarda do gigante Argo, monstro dotado de cem olhos, que por sua vez amarrou a novilha no tronco de uma oliveira, jurando matar todo aquele que se aproximasse do animal. Júpiter sabia que matar Argos seria confessar sua infidelidade.
Recorre assim à Mercúrio, que se disfarça em pastor, toma sua flauta, e vai ao encontro do gigante. Quando Mercúrio começa a tocar sua flauta, suas melodias começam por adormecer o gigante. Mercúrio aproveita; cortá-lhe a cabeça libertando em seguida a novilha.
Juno então manda-lhe uma das fúrias que passa a perseguí-la sem cessar. Io corre desesperadamente, numa carreira sem cessar. Cai de esgotamento no lugar onde Prometeu estava acorrentado, que por sua vez tenta consolá-la.
Refeita suas forças, Io continua sua louca carreira chegando desfalecida ao Nilo, no Egito. Juno dá-se assim por satisfeita e Júpiter corre a Io para animá-la. Io pede que a transforme novamente em mulher.

Tarôt: A Imperatriz.

Tarôt Cigano: Coroa.

Runas: Fehu, Gebo, Wunjo, Eolh, Ing.

Touro Ascendente em:

Áries: Conflitos entre a fidelidade no amor e os desejos por aventuras, no campo profissional se beneficia com muita energia.
Touro: Aumenta a necessidade de estabilidade afetiva e econômica, sua sensualidade e a tendência à preguiça.
Gêmeos: Controla a gula dos taurinos e torna-os mais comunicativos e abertos a novas idéias.
Câncer: Tornam-se ainda mais voltados à família, mesmo depois de adultos.
Leão: Aumenta o desejo pela estabilidade econômica e pelo reconhecimento social.
Virgem: Confere mais objetividade, porém no amor a introversão é reforçada.
Libra: Fica mais sociável e afetuoso, compreende e aceita as opiniões opostas as suas, é um ótimo amigo.
Escorpião: Maior poder de observação, pode resultar tanto numa personalidade equilibrada como tremendamente inescrupulosa.
Sagitário: Confere uma vida mais movimentada, com conflitos entre o desejo de liberdade e a aversão às mudanças.
Capricórnio: Reforça as qualidades do taurino, mas esfria seu calor afetivo e o torna pessimista.
Aquário: Imaginação e individualismo, desenvolve grande disposição física e principalmente mental.
Peixes: Maior sensibilidade às paixões extremas, indecisões no amor e grande bom senso.

Nenhum comentário: