terça-feira, 17 de abril de 2007

SIGNOS

Os signos e os quatro elementos

Os elementos

Um dos componentes mais interessantes da astrologia esta na determinação dos elementos dos signos. Como na natureza, eles são quatro: Fogo, Terra, Ar e Água. Na astrologia cada um deles transmite aos signos que governa características bem próprias e que as pessoas poderão identificar facilmente em seu signo solar, aquele de seu nascimento.

Fogo - Representa na vida terrena, a luz, o brilho, o calor, a secura, a dispersão, a febrilidade, dominação, audácia, agressividade, mobilidade e tudo o que diz do fogo como base da vida humana. Vinculado à historia da própria espécie humana, esse elemento fala da criação, buscando paralelo entre a origem na bola de fogo que era a Terra em sua origem. Dai dizer-se que Áries é um signo criador, explosivo e temperamental. Que Leão é exibicionista, realizador, quente e explosivo e que Sagitário é libertário, natural, pouco comedido e brilhante.
Terra - Resultado do esfriamento da crosta do planeta, o elemento terra nos mostra o que é concreto, palpável, petrificado e lembra a rigidez, a constância, a laboriosidade, a prudência, a duvida, a fecundidade, a secura e a absorção, todos esses conceitos ligados às características de nosso próprio planeta, um corpo estelar que se solidifica com o esfriamento e a constância de seu movimento pelo espaço. Dai a conceituação de que os nativos dos três signos deste elemento são os mais realistas dos seres. Touro é lento, comedido, parcimonioso, constante e teimoso. Virgem é detalhista, sensível, sóbrio, escrupuloso e racional e Capricórnio nos mostra persistência, determinação, aceitação e severidade.
Ar - Fluido, etéreo, o ar nos passa sempre a impressão de elemento húmido, instável e pouco palpável, representando os aspectos mentais e intelectuais do ser humano, suas ideias, pensamentos e conceitos. Por isso, o ar, terceiro dos elementos da natureza, nos leva à euforia, ao equilíbrio, ao humor, à instabilidade, à sutileza e à adaptação. Os atributos humanos relacionados aos sentimentos vinculam-se a essas características. Mutável por ser elemento gasoso, o ar transmite aos seus signos esse caráter etéreo e sonhador. Assim, se diz que Gêmeos é inquieto, curioso, dúbio, agitado e mutável; que Libra é equilibrado, harmônico, conciliador e pacifico e que Aquário é sensível, inventivo, fantasista e idealista.
Água - Suave, receptiva, moldável e aderente, a agua, quarto dos elementos que formam a natureza terrestre, da aos signos que agrupa os elementos próprios de sua constituição. Vital para a sobrevivência dos seres vivos, ela esta ligada aos sonhos, fantasias, desejos, emoções, à família, origens e à criação, quando vista pelo ângulo sexual. Dai por que Câncer lembra fecundidade, memoria, inteligência sensorial e imaginação. Escorpião é a representação dos instintos, sexo, indisciplina e violência e Peixes nos mostra o lado místico, mediúnico, a bondade e a compaixão nos seres humanos.

Nenhum comentário: