terça-feira, 17 de abril de 2007

SAGITÁRIO

9) SAGITÁRIO

22 de Novembro a 21 de Dezembro(240º à 270º)

"EU ASPIRO" - "EU OBSERVO"

Liberdade, o seu maior estímulo...
Sagitário, o nono signo do zodíaco é o domicílio do planeta Júpiter e o exílio de Mercúrio - portanto, exatamente o contrário de Gêmeos.
À Júpiter estão associados a lei, os advogados, os juizes, os ministros, a religião, os sacerdotes, os médicos, os profissionais liberais em geral, a burguesia; o exterior, tudo que está além do meio ambiente imediato, as grandes viagens; a expansão, o crescimento, a busca de novos horizontes e também a inflação a megalomania e o exagero.
Júpiter - Zeus é o rei do Olimpo, o deus supremo do panteão grego, suas armas são o raio e o trovão; grande são suas iras e suas paixões.
Na astrologia tradicional, o período que lhe corresponde é a meia idade.
O exílio de Mercúrio (inteligência, comunicação, raciocínio) em Sagitário nada tem a ver com maior ou menor inteligência, e sim com a forma de organizar o raciocínio.
Júpiter representa a síntese onde Mercúrio faz a análise. No signo de Júpiter, Mercúrio está em exílio, pois ao rei do Olimpo escapam os detalhes; tentando ver o todo, tropeça nas minúcias; visando o amanhã, um incorrigível otimista, deixa de levar em conta dados mais concretos e atuais, capazes de frustrar seus planos.
E planos, Júpiter tem muitos. Júpiter - Sagitário corresponde à planificação, ao que Mercúrio antepõe a programação. Júpiter vive em função do futuro, Mercúrio vive em função do tempo.
O planeta também partilha com Netuno o domínio de Peixes, como seu regente antigo ou tradicional. Sagitário e Peixes são dois signos muitas vezes dispersivos - Júpiter representa multiplicidade - e que revelam um acentuado senso de oportunidade.
Júpiter é um planeta voltado para o convívio, a inserção no grupo, o acompanhamento das tendências predominantes; assim se explica sua exaltação no signo de Câncer, que apresenta estas mesmas características.
De acordo com as pesquisas de Michel Gauquelin, Júpiter é forte no mapa natal de atores, sendo também marcante a combinação Marte - Júpiter no mapa de militares e a dupla Lua - Júpiter no mapa de políticos.
O modelo paterno é totalmente predominante na formação da personalidade desse signo. E trata-se de um modelo tão forte que raramente ele encontra na vida alguém que de fato esteja à altura de corresponder ao pai.
Por isso esse pai interior, dos sagitarianos tende a ser uma espécie de mito, uma fantasia: é um filósofo, um sábio, um peregrino aventureiro, um homem que sabe todas as verdades.
A pessoa de Sagitário desenvolve uma série de qualidades pertinentes a este modelo fantástico, mas, como as vezes percebe que tanta sabedoria é maior que ele mesmo, tende a brincar com a vida, a fazer de conta que sabe tudo, muito mais que os outros, mais que ainda assim prefere viver com tranqüilidade.
No fundo, esta é uma forma de lidar com os próprios sentimentos, que pela prevalência do modelo masculino tornam-se relativamente inacessíveis.
Acostumado à liberdade, não é muito comum vê-lo aprisionado por uma afeição, mas por outro lado, este nativo gosta de viver suas relações com a maior sinceridade possível, e nesse caso, o amor pode parecer mais atraente e divertido do que os excessos sentimentais da paixão. Ampliar horizontes, seguir para o futuro e estar sempre aberto a novas experiências são as características dos sagitarianos.
É acima de tudo, uma pessoa livre. Não consegue ficar preso aos laços domésticos ou as obrigações familiares. Observador e curioso, adora viagens e tudo o que amplia os seus conhecimentos. É o signo da expansão. O sagitariano é uma pessoa alegre, diplomática e flexível.
Tem fascinação por aventuras e viagens. Gosta de ser apreciado pelo seu bom papo, é simpático e versátil. Por ser franco demais pode, muitas vezes, magoar as pessoas, ou magoarem-se facilmente. São também um pouco dispersivos.
Dinamismo: Grande disponibilidade energética (fogo) voltada a objetivos dos mais diversos, que uma vez abraçados amplificam a capacidade de recepção e adaptação ao mundo exterior.
Com predominância do quente e participação do úmido, que é por sua vez selecionado pelo sujeito em função de uma ordem por um ideal (masculino). Integração otimista na existência (Júpiter) concretizada, feita pelas buscas de horizontes cada vez mais amplos em todos os campos de atividade, sobretudo aqueles que levam a uma visão organizada do mundo, humanista e idealista, onde o sujeito insere como alguém que deve preservar os valores culturais e virtuosos do ser humano.
Nem sempre entretanto, esta visão entusiástica do mundo e dos valores humanos é levado à nível concreto, pois há uma carência de praticidade (exílio de Vênus) intelectual, há uma inquietude quanto aos critérios a serem adotados na escolha daqueles valores, que não raro, dispõe o sujeito a trocar a organização e a hierarquia como meio, pela organização e a hierarquia como um fim.
Os conflitos são estruturados num nível de conhecimento e finalidade (mutável), enquanto que as soluções podem ser estruturadas num nível de conquistas de uma superioridade intelectual (trígono de fogo).

Existem dois tipos de sagitarianos:

Tipo A: "cavalo amestrado", predominância do úmido, tipo humano, adaptável, tendência para o conformismo confortável em que assimila facilmente boas maneiras os usos e costumes estabelecidos. Acredita na legalidade, na ordem e nas convenções, tem natureza expansiva, eufórica, entusiástica, diplomática, moralmente reta, honrosa, amorosa, etc.

Tipo B: "cavalo selvagem", muito seco no mapa, tipo animal, inadaptável, tendência para a independência selvagem e para a revolta, natureza instintiva que se rebela contra os costumes de seu meio, comportando-se como um inadaptável, grande necessidade de emancipação, impulsividade, audácia, paixões ardentes, etc.

Em função da extroversão e da introversão:

Tipo A: "viagem externa", aventura no encontro com as fronteiras distantes do mundo, paixão pelas viagens, esportista, temperamento nômade, explorador.

Tipo B: "viagem interna", introversão, aventura no encontro com o mundo interior, vive em função de um ideal (filosófico, científico, moral), natureza que busca conhecimento, sabedoria, tudo em função de um auto-aperfeiçoamento.

A constelação que representa sua figura mitológica - metade homem, metade cavalo - é composto de 8 estrelas brilhantes porém, indistinguíveis, divididas em subgrupos: o Balde Lácteo (representando o corpo do centauro e o Arco).
Há uma estrela adicional chamada Nasi, que é a ponta da flecha. Facilmente vista a olho nu, pois é a nuvem mais luminosa da Via-Láctea, encontrável na parte sul do céu, durante o verão.
Os indivíduos nascidos sob seus raios são dotados de muita criatividade. Seus pensamentos disparam em todas as direções e impregnam com sua visão ampla e sua grande capacidade de compreensão.
No plano intelectual sagitário é a flecha de aspiração que a alma solta na direção do infinito: seu alvo é Deus!
É regido por Júpiter, o planeta da expansão, da jovialidade e da alegria. É inquieto e apaixonado pela exploração da vida. É por natureza um viajante e uma pessoa esportista. É o "bom vivant" do zodíaco e por este motivo está sempre ao lado dos arianos, librianos e leoninos.
Para o sagitariano o presente é somente um meio para o futuro pois a vida é um jogo oportunista que o levará sempre para mais uma aventura. No amor não é romântico, preferindo relações descompromissadas a uma que causa limitação à sua liberdade. Esta é a razão pela qual é conhecido como o signo dos "solteirões".

Tarefa: Sagitariano, a ti Eu peço que faças os homens rirem, pois entre as distorções da minha idéia eles se tornam amargos. Através do riso, darás ao homem a esperança e através da esperança voltarás os seus olhos novamente a Mim. Chegarás a ter muitas vidas, ainda que só por um momento, e em cada vida que atingires conhecerás a inquietação. A ti sagitário, darei da infinita abundância, para que te poças expandir o bastante até atingir cada recanto onde haja escuridão, e levar até ele a luz.

Astroset I - 21/04/2005: Câncer, Gêmeos e Touro
Astroset II - 22/07/2005: Leão, Virgem e Libra
Astroset III - 24/10/2005: Capricórnio, Sagitário e Escorpião
Astroset IV - 20/01/2006: Áries, Aquário e Peixes


LUA EM SAGITÁRIO
A busca constante de novos horizontes, marca registrada do sagitariano, pode estar ligada às grandes viagens que empreendeu como participante de expedições que os navegadores portugueses e espanhóis realizaram ao Novo Mundo, o que explica seu interesse atual por culturas de países distantes.
Dia: As viagens ou mudanças de residência são beneficiadas neste dia, assim como as assuntos relativos às finanças, empreendimentos a longa distância e aos estudos. Esta é também a ocasião ideal para tratar de questões ligadas à justiça, qualquer matéria jurídica e elaborar novos projetos, sobretudo aqueles de cunho social. O otimismo, o entusiasmo, o idealismo e a alegria estarão presentes, melhorando o astral e os relacionamentos. É um período de muita inspiração para quem se dedica à literatura. São favorecidas as tendências à filosofia e à religião e o senso de justiça se apura. Momento onde todas as oportunidades estão favorecidas.

Saturno em Sagitário: Seu poder mental é bem desenvolvido, mas não se convença disso. Trate de expandir seus conhecimentos, ensinando aos outros tudo aquilo que você já sabe. Agindo assim, você cativa aqueles que estão ao seu redor, conquistando o respeito de todos. Seja sempre uma pessoa correta.
Em vidas passadas, é possível que a pessoa não tenha se preocupado em desenvolver uma filosofia de vida própria, preferindo seguir cegamente as tradições morais e religiosas vigentes. Agora, precisa vencer o ceticismo e descobrir o sentido transcendental da existência.

Casa 9: Representa os estudos superiores e mais profundos, as filosofias de vida, a literatura, a crença e a religiosidade, a espiritualidade, as viagens distantes e é a expansão de horizontes (o expandir). O que eu espero de mim, o que é que eu quero ter ou ser, o mestrado, doutorado, está relacionado com os instrutores, mestres, pessoas idosas, experientes ou sábias, as leis, as culturas, as aspirações filosóficas, tudo o que estiver relacionado ao exterior, as explorações e descobrimentos, aprendizado através do auto-conhecimento, encontros importantes, parentes não sangüíneos, o excêntrico e a sobriedade são os principais traços dos sagitarianos. Encontramos aqui também o terceiro filho.

3º eixo Gêmeos - Sagitário: Expressivo e teatral, necessidade de expansão e de movimento, liberdade, circulação, intelectual, mental e conhecimento, diversidade, interesse por várias coisas, alegria, movimentação, idealismo e meio acadêmico.

Saúde: O fígado, o nervo ciático, o baço, os quadris, tronco, região sacra, músculos, fêmur, esquio, artérias ilíacas, aparelho locomotor, veias, vértebras dorsais, virilha, circulação arterial, nádegas e as coxas. Os sagitarianos tem muita probabilidade de ter diabetes. Sendo pessoas ativas por natureza, ficam apáticos caso não se permitam uma quantidade considerável de atividade física e mental e aumentam de peso, essa gordura acumula-se nos quadris e coxas, principalmente nas mulheres. Recomenda-se o consumo de aspargos e pepino, ricos em silício, que são bons para a pele e o cabelo.

Exercício: Sente-se apoiando os cotovelos no chão e com as pernas esticadas, estenda as pernas para o alto, depois abaixe-as puxando o peito dos pés, encolhendo as pernas, para melhorar a circulação sangüínea das coxas e da barriga das pernas.

Personificação: Signo animal e humano, duplo, com participação do úmido e loquaz. Os filósofos, os religiosos, os juizes, os viajantes, as pessoas que estão sempre buscando algo, a aventura, a exploração, o curso longo e as profissões liberais. Significa a natureza pronta para se recolher, o início da germinação, a semente vê na Terra um refúgio protetor e confortável, onde ela se instala e se adapta.

Aparência: Signo de forte constituição e beleza. De um largo sorriso.

Animal: Elefante, touro, quadrúpedes de nobre porte, cisne e águia real.

Profissão: professor, professor universitário pois representa o "mestre", advogado, agente de viagens, agenciador turístico, esportista, músico, editor, joqueta, pesquisador, veterinário, trabalhar com livros, juiz, legislador, jornalista, agrônomo, guarda florestal, ecologista, ginasta, criador de cavalos, empresário, aviador, consultor, filosófico, homeopata e publicitário. Todas as profissões liberais.

Planeta: Júpiter, é o planeta da expansão, dos ideais, dos objetivos e planos, da filosofia, da cultura, (é o mensageiro da filosofia e da fortuna). Altruísta e expansivo, você sempre tenta comunicar e passar uma boa energia para os outros.

Qualidade: Mutável, radiante.

Elemento: Fogo.

Elemental: Salamandra.

Estação: O fim do outono.

Dia: Quinta-feira, deus Thor, dia para as finanças.

Cor: Violeta, roxo, azul, azul marinho, vermelho e púrpura.

Mineral: Ametista, quartzo azul, safira, turquesa e topázio.

Metal: Estanho.

Vegetal: Malva, mirra, jasmim, carvalho, o trevo de quatro folhas (pela representação da sorte), a magnólia (símbolo do amor à natureza), a tulipa tricolor (relacionada ao respeito pela liberdade), o crisântemo branco (a verdade) e a flor de ameixa (cumprir as promessas).

Chakra: 6º e 7º.

Floral de Bach: Agrimony.

Aroma: Sândalo, lírio, rosa, cravo e canela. Especiarias indianas.

À mesa: Preferência por comidas estrangeiras, requinte, combinação de doces com salgados. Alimenta-se várias vezes ao dia e gosta de conversar à mesa.

Nota musical: Sol.

Arcanjo: Zachiel (Zachariael).

Plano de vida: Espiritual.

Regente esotérico: Terra.

Missão esotérica: Exterminar com as aves do lago Estinfe.

Mitologia: O centauro desta constelação pode ser associado ao mito de Quíron, o grande mestre de muitos heróis e deuses. Este centauro conhecia o segredo das ervas e a arte da cura. Representa uma sabedoria interior, a ser resgatada na psique.
O signo de Sagitário está associado ao mito do famoso centauro Quiron, que nasceu dos amores de Saturno, metamorfoseado em cavalo, e de Filira. Quiron era pois metade cavalo e metade homem e passou sua infância nas montanhas e nas florestas.
Tornou-se amigo de Diana e com ela costumava caçar. Quiron tinha enorme inteligência, conhecimento dos símplices e das estrelas. Sua caverna tornou-se uma célebre escola. Ensinou à Hércules, Jasão, Aquiles e Teseu. Ensina também medicina, cirurgia e astronomia.
Examinado as flechas que Hércules tinha tingido com o sangue da Hidra, por acaso, uma escapou-lhe das mãos e o atingiu no joelho. Todos os remédios foram impotentes. Devido as dores insuportáveis, Quiron pede a Júpiter que abrevie seus dias.

Tarôt: O Imperador. Tarôt Cigano: Machado.

Runas: Thorn, Isa, Berkana, Fehu e Eihwaz.

Sagitário Ascendente em:

Áries: Grande energia mental e física, vida sexual ativada, menos ingenuidade.
Touro: Pessoa mais amorosa e sensual, divertida, consciente e responsável.
Gêmeos: Inquietações, agitações e indecisões, muita imaginação no amor.
Câncer: Maior controle da excessiva extroversão, maior atenção ao interior, crises de depressão. Leão: Maior popularidade, combinação favorável à vida social do que à afetiva.
Virgem: Menos impetuosidade e mais racionalidade, criatividade, organização e praticidade.
Libra: Atitudes mais equilibradas, charme e magnetismo mais acentuados.
Escorpião: Maior ousadia, no amor varia entre os extremos da introversão e extroversão, sendo assim, pouco compreendido.
Sagitário: Redobra as características sendo maravilhoso ou desastroso, otimismo e simpatia realçados.
Capricórnio: Maior perseverança na vida, sendo um vencedor, aumento da melancolia.
Aquário: Mais otimismo, grande necessidade de liberdade, desapego de valores tradicionais.
Peixes: Conflitos interiores, necessidade de grande força interior para não experienciar depressões.

Nenhum comentário: