terça-feira, 17 de abril de 2007

LIBRA

7) LIBRA ou BALANÇA

23 de Setembro a 22 de Outubro(180º à 210º)

"EU AMO" - "EU EQUILIBRO"

Sem limites para a paixão...
Libra, o sétimo signo do zodíaco, representa uma combinação dos seguintes fatores: domínio de Vênus, exaltação de Saturno, queda do Sol e exílio de Marte.
Libra é o único signo do zodíaco (de zodion = animal) não representado por um ser vivo - seu símbolo é uma balança - coisa a primeira vista estranha, tratando-se do signo regido por Vênus, a deusa do amor e dos relacionamentos!
Mas a escolha desse símbolo se explica: a balança tem dois pratos, e a posição de cada um deles é sempre definida em relação à posição do outro. Quando um dos pratos está mais pesado, e portanto desce, o outro inevitavelmente sobe.
E o que é o relacionamento, se não a união de duas partes cuja identidade é sempre tomada por referência à outra? Alguém pode ser homem - esta condição tem um significado completo em si mesmo. Mas ser marido só faz sentido se houver o outro prato da balança - a mulher!
Vênus, em seu domínio de Libra, não é idêntica a Vênus - Touro. Em Libra, este planeta revela muito mais a característica que fez de Ishtar, deusa dos babilônios correspondente à nossa Vênus, simultaneamente uma divindade do amor e da guerra.
Toda relação entre pessoas é, para Vênus - Libra, uma cooperação, um jogo e uma guerra. Em Libra, Vênus é mais propensa à mudança do que em Touro; em Libra os movimentos são mais ágeis, adaptados constantemente à reação do outro, como as jogadas num tabuleiro de damas.
Aqui é quase tão grande a consciência do outro como a consciência de si mesmo - nós jogamos, porque eu jogo, você joga. Em busca de equanimidade faz com que esse signo não represente o melhor terreno para a manifestação do Sol - que se derrama, se espalha, às vezes invadindo o espaço alheio.
Já Saturno, para quem "limites" é uma palavra chave, tem em Libra o signo de sua exaltação. O objetivo é deixar os pratos da balança da mesma altura, cada qual se disciplinando o suficiente para atingir o difícil equilíbrio. Em Libra vem à tona uma faceta de Saturno: a conseqüência.
Uma jogada gera a jogada seguinte do parceiro/adversário, pois amor com amor se paga. Por que, então, o exílio de Marte em Libra, se esse signo também tem embutido um traço de competitividade e confrontação?
É que Marte é o planeta da iniciativa, capaz de sozinho abrir seus caminhos, desdenhando muitas vezes a ajuda alheia, enquanto Libra atinge seus melhores resultados pela via da cooperação.
O ambiente dominado pelo aspecto masculino dos pais, isto é, pela necessidade de cada um deles assumir seu próprio papel no mundo, pode ser interpretado por quem nasce sob esse signo como um tipo de conflito entre pai e mãe.
Mas ainda, pode muitas vezes, levar a pensar que sua existência atrapalha o relacionamento familiar, que é um peso para pai e mãe.
Esse tipo de confronto é muitas vezes, carregado pela vida toda, exigindo um grande esforço para não viver qualquer tipo de fracasso em seus relacionamentos, o que obriga a uma série de concessões.
A pessoa de Libra, assim como os nativos de Gêmeos, não conseguem definir com clareza se é o pai ou a mãe o personagem dominante em sua formação.
Apesar da predominância de qualidades masculinas, expressas numa necessidade de expansão e de ocupar espaços no mundo, ela não sabe a quem atribuir isso, uma vez que pai e mãe possuem essas características.
É possível que este nativo seja magnetizado mais facilmente por um amor equilibrado, onde possa demonstrar com tranqüilidade todo o seu carinho. Mas nada impede que o signo de Libra acabe balançando nas gangorras de um romance livre e de emoções intensas como as da paixão.
Para o libriano, a coisa mais importante é o contato com as pessoas. Busca sempre um relacionamento feliz e harmonioso e para tanto, não mede esforços.
Gosta de conversar e discutir amigavelmente, tendo argumentos para tudo. O relacionamento com os outros é seu forte. É o signo do equilíbrio.
O libriano é uma pessoa acessível e afável, sua gentileza salta aos olhos, é refinado e detesta ambientes bagunçados ou desarmônicos. É racional e por vezes, indeciso, leva sempre em conta o ponto de vista alheio.
Ligado à beleza e também à luta, pode ser manipulador e superficial. Seu grande desejo de justiça faz com que pese demais os prós e os contras, caindo na indecisão.
Dinamismo: Grande capacidade para iniciar e estabelecer uniões e associações (ar) devido a predominante capacidade plástica e permeadora (úmido). A ação exercida sobre o mundo exterior (masculino), freqüentemente de acordo com valores estéticos e diplomáticos, neste último caso ela procura estabelecer com o mundo algum tipo de colaboração pela aceitação do contato legalizado (Saturno exaltado).
Integração sensorial e afetiva na existência (Vênus) concretizada que não exclui valores racionais de discriminação, análise e comparação (Saturno). Consequentemente isto pode dispor ao sentimento de justiça, ao refinamento lógico e estético, ao espírito de conciliação, etc.
Entretanto a carência de agressividade conquistante (Marte) e de uma certa força votiva (Sol) pode levar a injustiças, a indolência, a indecisão, ao desequilíbrio, ou então à paixão (falta de Marte) e a defesa antecipada como meio de compensação (falta do Sol e de Marte).
Os conflitos são da cruz cardinal e as soluções podem ser estruturadas num nível de uma compreensão de uma justa e equilibrada relação (trígono de ar).

Tarefa: A ti Libra, dou a missão de servir, para que o homem esteja ciente de seus deveres para com os outros, para que possa aprender a cooperação, assim como a habilidade de refletir o outro lado das suas ações, Hei de levar-te aonde quer que haja discórdia e por teus esforços te concederei o dom do amor.

Astroset I - 21/04/2005: Câncer, Gêmeos e Touro
Astroset II - 22/07/2005: Leão, Virgem e Libra
Astroset III - 24/10/2005: Capricórnio, Sagitário e Escorpião
Astroset IV - 20/01/2006: Áries, Aquário e Peixes


LUA EM LIBRA
Os interesses culturais e artísticos do libriano podem ter origem numa existência passada na antiga Índia, ao lado de músicos e poetas, ou na Grécia da época pré-cristã, que lhe ofereceu a oportunidade de conhecer pessoas letradas. Ele pode também ter vivido entre os artistas da renascença italiana.
Dia: A descontração é a tônica deste dia de muito equilíbrio e ótimo astral. A passagem da Lua por este signo torna as pessoas mais ternas, tolerantes, compreensivas e harmoniosas nas questões artísticas e afetivas, cria uma excelente ocasião para esclarecer mal-entendidos e resolver assuntos delicados, que pedem tato e diplomacia. A comunicação se dá de maneira natural e descontraída e os encontros amorosos são favorecidos. Ativa o senso estético, a cortesia e a elegância. Abre campo para boas associações, compromissos, casamentos, diversões, jóias, vestuários, as artes e as viagens terrestres.

Saturno em Libra: Pedra nos rins. Os relacionamentos, as associações e a sensibilidade tem que ser trabalhados, assim como a firmeza ao ter de tomar decisões importantes na vida. Equilibrar é o caminho mais inteligente para conquistar aquilo que se deseja: depender e dominar não são as únicas saídas.
Em vidas passadas, a pessoa pode ter se casado sem amar o parceiro, apenas por dinheiro ou status. Agora, pode demorar até encontrar um amor verdadeiro. Deve aprender também a não esperar demais de seu par, do contrário, poderá se sentir frustrado emocionalmente.

Casa 7: Relaciona-se com as associações, o casamento, sociedades, sociedades comerciais, marido, processos, parceiro, questões legais, amante fixo, noivo, segundo filho, divórcio. Mostra a capacidade das pessoas de se voltarem para as outras, o ambiente que construímos para referenciar nossa realidade pessoal (essencial), a projeção da minha consciência, o que a minha consciência percebe, o que falta em mim e o que eu procuro. Também pode representar os inimigos declarados.

1º eixo Áries - Libra: Missão diplomática, agressividade, relacionamento, o parâmetro dos dois é sempre o outro, ambos tem necessidade de conquista, Áries conquista brigando, é sempre "pra já", e Libra conquista conversando, "deixa disso".

Saúde: Libra governa os rins, a bexiga, uréter, sistema vaso motor, útero, ovários, umbigo, pele, região sacro lombar, glândulas seminais e renais, pâncreas, vértebras lombares, quadris, nádegas, coluna vertebral e a circulação venosa. Qualquer alteração no modo de vida do libriano, resulta de imediato em sérios distúrbios renais. Recomenda-se o consumo de morangos, pois estes ajudam a manter a balança entre os ácidos e os fluídos normais do corpo.

Exercício: De joelhos com as mãos no chão e braços esticados, levante a coluna para cima e depois relaxe, repita dez vezes. Sempre que possível corrija a sua postura ao sentar.

Personificação: Signo humano, intelectual, loquaz e pouco agressivo. A balança, os que ficam em cima do muro. Significa uma época de repouso, onde as formas exteriores começam a desvanecer para dar lugar as formas mais interiores.

Aparência: Signo de média constituição, elegante, refinado, charmoso e doce. Rege todos os cremes de beleza e os banhos de pétalas de rosas.

Animal: Animais e aves exóticas.

Profissão: esteticista, cabeleireira, assistente social, pintor, recepcionista, vendedor de objetos de arte, avaliador, relações públicas, radialista, músico, desenhista, maquiador, decorador, florista, jornalista, escritor, ecologista, modista, analista de sistemas, guia turístico, filósofo, sociólogo, sindicalista e modelo fotográfico.

Planeta: Vênus, que lhe propicia energia para a arte e o amor. Com sua natural diplomacia, você age de modo apaziguador, buscando semear a paz no ambiente em que vive.

Qualidade: Cardeal, impulsividade expansiva.

Elemento: Ar.

Elemental: Silfo.

Estação: O início do outono.

Dia: Sexta-feira.

Cor: Azul, azul esverdeado, anil, rosa, verde e amarelo.

Mineral: Safira, opala, opala azul, esmeralda, jade, água marinha e citrino.

Metal: Cobre e bronze.

Vegetal: Rosa, papoula, orquídea, clorofila, narciso, lírio, camélia, flor-de-baunilha (símbolo da calma), flor de romã, rosa de Alexandria (símbolo da beleza), jasmim branco (expressão da amabilidade) e buquês no geral.

Chacka: 3º e 4º.

Aroma: Rosa, lavanda, ópio e maçã.

À mesa: Comidas exóticas, clara de ovo, iogurtes, groselha, pêssego, pêra e cereja. Devem evitar frutos do mar e defumados, preferindo as carnes magras, os legumes e as frutas.

Nota musical: Lá.

Arcanjo: Anael.

Plano de vida: Mental.

Regente esotérico:

Missão esotérica: Levar vivo o javali de Hirinanto.

Mitologia: Este signo tem pouco referencial mitológico, talvez pelo fato de ser o único representado por um objeto inanimado. Alguns associam Libra à balança de Osíris, usada para pesar as almas. Outros associam o signo à Júlio César, aclamado por seu senso de justiça.
O signo de Libra está associado ao mito de Têmis, deusa da Justiça, filha de Celo e da Terra. Têmis queria a toda prova manter sua virgindade, mas Júpiter conseguiu desfazer seu intento, o que a fez dar à luz Astréia.
Têmis é a personificação da justiça, das leis e dos costumes. Presencia as deliberações dos deuses e dos mortais. Todos os tratados são postos sob sua imediata proteção.
Era representada com uma balança na mão (símbolo da ponderação, da equidade e da harmonia) e com uma venda nos olhos, representando a imparcialidade que deve reinar nos julgamentos. Pallas Athena.

Tarôt: O Enforcado e A Justiça.

Tarôt Cigano: Moeda.

Runas: Fehu, gebo, P, Inguz, jera e Algiz.

Libra Ascendente em:

Áries: Conflitos entre estar só e de relacionar-se, confere maior simpatia e otimismo, decidido e dinâmico, mas enjoa fácil de tudo, seja mais responsável.
Touro: Profundo amor pela beleza orientando uma vida mais positiva e harmoniosa, reforça o talento artístico e torna-se amoroso e gentil, é um ótimo amigo.
Gêmeos: Confere insegurança e indecisão, grande capacidade de comunicação e inteligência, estando sempre rodeado de grandes amigos.
Câncer: Confere indecisão, timidez, busca o apoio nos outros, desperte o seu lado aventureiro para superar-se.
Leão: Maior vitalidade, extroversão e segurança, inconstância nos relacionamentos e exibicionismo.
Virgem: Poder de decisão, pensamentos mais racionais, sucesso profissional, mania de perfeccionismo e não admite falhas.
Libra: Redobra as características, no amor se torna mais egoísta, passional e possessivo, é cheio de amigos, espontâneo e alegre.
Escorpião: Aumenta a segurança pessoal e a introversão, dá otimismo, alto astral e positivismo.
Sagitário: Aumenta os dons artísticos e intelectuais, pessoa comunicativa, cheia de vida, de aventuras e sonhos.
Capricórnio: Aumenta o espírito prático, a força de vontade, a determinação, a segurança, a responsabilidade, dá valor às coisas, garante o sucesso profissional, é um vencedor.
Aquário: No amor a inconstância é duplicada, entrega-se a fantasias, e quer resolver os problemas dos amigos e do mundo.
Peixes: Aumenta a insegurança, aprofunda os sentimentos espirituais e intelectuais, fica mais sensível e romântico, está sempre precisando de amor e carinho, e chora à toa.

Nenhum comentário: