terça-feira, 17 de abril de 2007

LEÃO

5) LEÃO ou LÉO

22 de Julho a 22 de Agosto(120º à 150º)

"EU SOU" - "EU QUERO"

Um líder até na hora de amar...
O signo de Leão é o domínio do Sol; ali Saturno e Urano tem seu exílio e Plutão está exaltado; segundo alguns autores, é também o signo de queda de Mercúrio.
Ao Sol, centro do sistema solar, é atribuída, na astrologia tradicional, a fase da vida correspondente à maioridade, ao início da idade adulta.
É o período em que desabrocham plenamente as ambições pessoais, em que se firma o conceito de auto-realização; a identidade já deve ter um centro próprio, deixando para um segundo plano a fase em que a pessoa absorve informações, conceitos e crenças de seu ambiente e passa a manifestá-los através de sua vida.
O Sol está relacionado com a consciência, a vontade, a autoridade, as pessoas de destaque, o sucesso, o outro, e sente-se à vontade neste signo de afirmação, de individualização, de realização.
Vale a pena fazer aqui uma pequena digressão para esclarecer um aspecto muitas vezes mal compreendido da astrologia: o Sol, em astrologia, tem uma forte correspondência com "vontade" e "realização pessoal".
Mas isso não significa que vontade e realização pessoal só estejam presentes neste signo - se assim fosse, os que nasceram em Libra ou Aquário, por exemplo, onde o Sol está em exílio e queda, estariam condenados a uma vida de insignificância. A observação mais superficial se encarrega de demonstrar que tal hipótese está bem longe da verdade.
A regência de Leão pelo Sol significa que este signo é o que melhor corresponde à manifestação mais característica, natural, sem esforço, da vontade pessoal, do desejo de ocupar espaços, de fazer as coisas com sucesso.
Leão é um signo de administração e organização; porque então Saturno, que também prima por estas características, está mal colocado aqui?
Saturno e Leão agem de formas diferentes, mesmo que o objetivo visado seja igual. Onde Saturno é discreto e reservado, Leão é expansivo e extrovertido; onde Leão é impaciente, Saturno conta com o tempo.
Saturno respeita a estrutura vigente, e sob este aspecto é igual a Leão - a diferença é que, ao contrário das regras de Saturno, as de Leão talvez tenham sido recém-inventadas, por ele mesmo, logicamente...
É claro por que esse não pode ser o terreno mais propício para Urano, fortemente associado ao século das luzes, ao predomínio da razão - pois nem sempre o que queremos coincide com que a razão nos sugere!
Este também é o motivo por que Mercúrio, planeta de raciocínio e frieza, está longe de casa em Leão, signo de paixões e arrebatamentos.
Quem nasce sob esse signo, encontra a evidente prevalência de um ambiente masculino, em que o personagem paterno é mais do que uma pessoa, é um mito, um verdadeiro rei.
Neste caso, deve-se considerar que um filho de um rei é um príncipe ou uma princesa, para quem é negado o lado menos nobre da vida, e de quem é exigida uma conduta impecável e superior, evidentemente, isso tem o seu lado positivo, pois quem sente sobre os ombros este tipo de exigência tem grandes chances de se tornar uma pessoa bem sucedida.
Acontece porém que como todo ser humano, quem é desse signo, também tem suas fragilidades, e nem sempre conseguem sustentar esta sua postura de superioridade.
Afinal, quem é que não gosta de ser cuidado e protegido de vez em quando, em lugar de ser sempre o protetor?
É muito difícil viver sem poder mostrar fraqueza, porque uma figura interior está exigindo uma postura de superioridade, isso explica em grande parte certas atitudes desagradáveis tão típicas das pessoas desse signo.
Tem consciência de si, é certo de sua personalidade. Vai se apresentar ao mundo de forma dramática, firme ou arrogante para ganhar o reconhecimento social e conquistar o lugar que acha merecer.
Luta para ser o centro das atenções, sente-se como líder ou autoridade. Afinal é o rei, tem a sua dignidade e o seu orgulho, não pode ser comparado a qualquer um, está ai para ser destaque, a glória é mais importante do que o dinheiro.
Mas isto lhe traz um problema, aquele que é o centro das atenções, acarreta inveja e oposição, e isto aborrece o Leão, que quer ser amado por todos. E para que esconder que isto lhe incomoda, passa a ostentar, a gastar, a fazer grandes gestos, etc.
Passa ter a sua sombra, o complexo de poder e de divindade, daí a tirania, o despotismo, a teimosia. Mas o Leão satisfeito é uma das coisas mais belas de se ver, brilha como o Sol radiante e aquece quem está perto.
É gentil e cavalheiro, generoso, idealista, simpático, protetor, sabe tomar decisões. É liberal por que sabe que tem muito a oferecer, esperando de volta gratidão, devoção e lealdade.
Encontrar um nativo deste signo apaixonado não é raro, mas como ele comanda bem os assuntos do coração, não é difícil vê-lo transformar uma paixão em um amor seguro e sossegado, e apesar de amar com intensidade, é mais fácil vê-lo dominar a situação do que ser dominado.
Auto-suficiente e seguro de si mesmo , gosta de ser tratado como um rei. Não como um autoritário, mas como um rei amado. Para tanto é gentil, generoso, simpático e protetor.
Com o seu brilhantismo, costuma atrair as pessoas. É extrovertido e radiante, enchendo de vida todo ambiente onde se encontra.
É o centro das atenções, com alto grau de dramaticidade e criatividade. Companheiro fiel e dedicado, o leonino é capaz de relacionamentos intensos e calorosos. É o signo da radiância.
O leonino é uma pessoa muito viva e expressiva. Existe uma marca pessoal em tudo o que faz, tem muita personalidade, adora elogios, é generoso e facilmente consegue potencializar a atenção dos outros.
Mas tem que ter cuidado com o autoritarismo e o orgulho. Também pode ser muito egoísta e exagerado.
Dinamismo: Grande capacidade de dirigir e aplicar a um fim determinado (fixo), toda a força e energia disponível (fogo), tornando-se centro (Sol) de irradiação de calor (predominância do quente), que atuando diretamente sobre um mundo concreto (masculino) expressivo (quente), leva o sujeito a condição de ter onde buscar o poder, o comando, a glória, o brilho, o grande gesto que impõe respeito e autoridade sem distorções nem ambivalência (Sol). Entretanto, não raro, esta supremacia pode inflar-se ultrapassando os limites da auto consciência ou da consciência moral (exílio de Saturno), facilmente transformando-se em poder dogmático, frio e inflexível, ou em tendências à concorrência e o arrivismo, ao exibicionismo dramático, a extravagância, ao empolamento e a busca de uma glória utópica.
Os conflitos são estruturados num nível de posse e poder (cruz fixa), enquanto que as soluções podem ser estruturadas num nível de conquista (Áries) de uma superioridade (Leão) espiritual (Sagitário).

Existem dois tipos de leoninos:

Tipo A: "tipo realista", Marte e Júpiter dominantes. O poder se exerce horizontalmente, levando a grandeza material.

Tipo B: "tipo apolíneo, idealista", Sol, Saturno e Urano dominantes. O poder se exerce verticalmente, levando a grandeza espiritual e artística.

Tarefa: A ti Léo, atribuo a tarefa de exibir ao mundo Minha criação em todo o seu esplendor. Mas deves ter cuidado com o orgulho e sempre lembrar que é Minha a criação e não tua. Se o esqueceres, serás desprezado pelos homens. Há muita alegria em teu trabalho, basta faze-lo bem. Para isso Eu te concedo o dom da honra.


Astroset I - 21/04/2005: Câncer, Gêmeos e Touro
Astroset II - 22/07/2005: Leão, Virgem e Libra
Astroset III - 24/10/2005: Capricórnio, Sagitário e Escorpião
Astroset IV - 20/01/2006: Áries, Aquário e Peixes


LUA EM LEÃO
Existe desejos inconscientes de aplausos.O orgulho e o desejo de ser reverenciado do leonino indicam que ele pode ser sido membro da realeza européia em épocas remotas ou relativamente recentes. E seu fascínio pelas realizações humanas grandiosas revela uma possível participação na construção de monumentos, como as pirâmides maias ou egípcias.
Dia: Período em que dispomos de mais energia vital, fôlego e força marcam este dia em que a Lua reforça as características positivas de Leão. As pessoas se mostram mais expansivas, interessadas em dar o melhor de si e o trânsito da Lua pelo signo cria condições para a expansão pessoal e a concretização de negócios importantes. Jovialidade, energia e confiança estão presentes, também aumenta o desejo por aventuras, por diversões, por paixões e interesse artísticos. Favorece tudo o que diga respeito a dinheiro, as especulações financeiras, os assuntos sociais, aos contatos com pessoas poderosas e influentes, as festas, as jóias e a amizades novas. Evite as atitudes autoritárias.

Saturno em Leão: Você veio ao mundo provar o seu valor. Por isso, mostre as suas garras e lute como um verdadeiro Leão, por todos os seus objetivos. Procure apenas não se iludir com os falsos valores e opiniões, assim tudo dará certo. Lute também contra o egoísmo pois este defeito só tende a atrasar a sua vida.
Em vidas passadas, a pessoa tirou pouco proveito dos talentos criativos que possuía. Nesta vida porém, deve-se exercitar para desenvolver alguma habilidade especial em qualquer área, mesmo que, às vezes, sinta enorme dificuldade em ser original.

Casa 5: Representa a alegria de viver, a vitalidade, a criatividade, a extroversão, o prazer, passeios, divertimentos, o lazer. Refere-se também aos filhos (primeiro filho), gravidez e ao amor. Afirmação do eu e da identidade, amor universal, namorados, jogos e especulações com dinheiro, as afeições, casos amorosos, ligações fora do matrimônio, artes, esportes, memória, concursos em geral (públicos), o crescer, troféus e medalhas.

5º eixo Leão - Aquário: Individualidade e criação, ambos tem necessidade de estar em evidência, é o clássico e o moderno, o presidente e o do contra, o ditador e o rebelde.

Saúde: Rege o plexo cardíaco, o coração, o sistema circulatório, artérias, aorta e pulmonar, veias cavas superior e inferior, coronárias, região dorsal da espinha (dorso), cordão espinal, medula espinhal, vértebras dorsais e a coluna vertebral, baço, vesícula biliar, problemas hepáticos, cérebro, olhos e pulso. Os leoninos devem ser moderados na meia idade, ou ficarão sujeitos a um ataque cardíaco. Doenças do coração, palpitações, síncope, febres, aneurismas, angina, desidratação, paranóia, megalomania. Recomenda-se o consumo de ameixas, ervilhas e laranjas para evitar a tensão cardíaca.

Exercício: Fique de joelhos e sente-se sobre as pernas, estenda os braços para a frente com as palmas da mão no chão. Estique-se para frente e mantenha nesta posição por quinze segundos. Alongue e fortifique a coluna vertebral.

Personificação: Signo animal e estéril. Representa os reis, a criação, as artes, os governantes, os gurus, os mestres, o pai e os desenhos que se formam na superfície das águas. Significa a plenitude das formas, a culminação vegetal, a natureza concretizando e estabilizando as promessas da primavera, o fruto dourado e amadurecido, quase pronto para a colheita, que se fará no próximo signo. Também representa, quando se mitologiza a si próprio, o auto mito, como Mussolini ou Napoleão.

Aparência: Signo de forte constituição e de brilho puro. Cabelos impecáveis e de certo exagero. Tez clara.

Animal: Quadrúpedes ferozes e porte solene, leão, galo, cisne e falcão.

Profissão: ator, atriz, dançarina, astrólogo, decorador, executivo, embaixador, chefe de partido político, professor, esteticista, comerciante de artigos de luxo, escritor, porta-voz, radialista, construtor civil, chefe de cozinha, industrial, joalheiro ou qualquer função em que tenha a oportunidade de se exibir.

Planeta: Sol, que o faz brilhar intensamente e até, sem querer, ofusca os outros.

Qualidade: Fixa, estabilidade, radiante.

Elemento: Fogo.

Elemental: Salamandra.

Estação: O apogeu do verão.

Dia: Domingo.

Cor: Laranja, amarelo, vermelho, dourado, as cores do Sol.

Mineral: Diamante, cristal, crisólita, cornalina, âmbar, rubi, topázio, citrino e brilhante.

Metal: Ouro.

Vegetal: Palmeira, loureiro, oliveira romãzeira, girassol, narciso (nome de um personagem da mitologia, o Narciso adorava se admirar na água de um lago, daí a flor ser associada ao signo), a dália vermelha (sentimentos calorosos e entusiasmo latente, que significa: teus olhos aquecem), a azaléia branca (símbolo de romance) e a árvore da felicidade.

Chakra: 3º e 4º.

Aroma: Heliotrópio, hortelã, alfazema, almíscar, sândalo, ópio, patchuli.

À mesa: Sabores raros, lagosta, frutos do mar, pratos exóticos e com luxo. Evitar comer alimentos gordurosos.

Nota musical: Si.

Arcanjo: Miguel (Michael).

Plano de vida: Espiritual.

Regente esotérico: Mercúrio e Netuno.

Missão esotérica: Capturar o Leão de Neméia.

Mitologia: O leão de Neméia, vencido por Hércules. Constitui-se na primeira tarefa imposta por Euristeu ao herói, em seus famosos "doze trabalhos". A luta com o leão representa a luta com o ego, o herói deve vencer a si mesmo.
O signo de Leão está representado pelo mito do Leão de Neméia, famoso e ferocíssimo leão que assolava Neméia, povoação da Argólida. Matar essa fera foi um dos 12 trabalhos de Hércules. A pele do leão era invunerável. Hércules tentou flechas, machados e lanças, mas eram inúteis. Por fim teve a idéia de estrangulá-lo. Encurralou a fera numa caverna e, após fechar todas as saídas, usando de sua força conseguiu estrangulá-lo, retirando sua pele pelas unhas. Usou sua pele como manto e sua cabeça como coroa.

Tarôt: O Sol.

Tarôt Cigano: Estrela.

Runas: Sovellu, Kano, Dagaz.

Leão Ascendente em:

Áries: Dá maior força de vontade e simpatia, mas acentua a arrogância e a agressividade.
Touro: Confere maior capacidade profissional e mais realismo na vida.
Gêmeos: Torna-se uma pessoa inquieta e pouco superficial, reforça as capacidades intelectuais, o senso de humor e originalidade.
Câncer: Aumenta a intuição e dá tendência a grandes oscilações de humor, deseja a realização profissional e afetiva.
Leão: Duplica as qualidades e os defeitos do signo, a ambição e a capacidade artística são a tônica desta personalidade.
Virgem: Ajuda Leão a pensar de maneira menos passional e inflamada, e aumenta a crítica no amor.
Libra: Dá maior harmonia interior, ajuda a ter muitos amigos e confere competitividade no amor.
Escorpião: Combinação explosiva, afirmação do temperamento e admiração pela brilhante inteligência.
Sagitário: Redobra a impulsividade, confere cautela no amor escolhendo seu companheiro de forma objetiva e racional.
Capricórnio: Redobra a capacidade profissional e a paciência para atingir seus objetivos mesmo no amor.
Aquário: Personalidade fascinante e casamento por exigência social.
Peixes: Aumento da intuição e criatividade, relacionamentos complicados devido ao seu exagerado romantismo.

Nenhum comentário: