terça-feira, 17 de abril de 2007

GÊMEOS

3) GÊMEOS ou GEMINI

21 de Maio a 20 de Junho(60º à 90º)

"EU PENSO"

Um bom papo, antes, durante e depois...
O signo de Gêmeos é o domicilio de Mercúrio e corresponde também ao exílio de Júpiter.
O planeta regente de Gêmeos tem por símbolo o capacete alado do deus Hermes, o mensageiro dos deuses; sua distância máxima do Sol é de 28 graus - simbolicamente, pode-se dizer que ele é o porta-voz da consciência (o Sol).
Mercúrio representa a inteligência, o aprendizado, os estudos, o alfabeto, a palavra, a comunicação, a codificação e decodificação de mensagens, a discussão, os rumores, os relatos, os livros, os jornais, a literatura, os mediadores intelectuais, jornalistas e escritores; a locomoção, a movimentação, as pequenas viagens, a respiração e o sistema nervoso.
Corresponde à segunda idade, até a adolescência, depois dos primeiros anos de vida governados pela Lua. Protetor do comércio, dos contratos e das negociações, Mercúrio sente-se em casa nesse signo de vivacidade e curiosidade.
Gêmeos proporciona ao planeta o terreno ideal para a reflexão desapaixonada, a especulação descomprometida, a exploração de várias alternativas.
Por isso mesmo, esse não é o melhor ambiente para Júpiter - planeta das causas que são abraçadas, das idéias defendidas com ardor, das convicções profundas.
Júpiter é um planeta de "ismos"; Gêmeos é o signo da idéia em si, do conceito puro, da montagem de muitos cenários possíveis para o desdobramento de ma mesma situação.
Onde Mercúrio - Gêmeos aponta vários caminhos, a flecha de Júpiter - Sagitário escolhe um deles e ali coloca sua lealdade.
Gêmeos - ao contrário do que muita gente pensa, um signo de pontualidade - vive junto com o tempo, tem um forte senso de ritmo, enquanto Júpiter, como sabemos, vive com um pé no presente e outro no futuro.
E bem ao estilo da especulação Mercúrio - Gêmeos, cabe colocar aqui algumas perguntas sem respostas fechadas:
Mercúrio é também o regente do signo de Virgem; por que são atribuídos a esse pequenino planeta, muitas vezes não visível a olho nu, dois signos como seu território?
Que dizer da possibilidade da existência de outros planetas no sistema solar - e que signos regerão?
É certo considerar asteróides - como Ceres, por exemplo - na mesma categoria dos planetas, como regentes de algum signo?
E como fica Quíron, sobre o qual alguns astrólogos já escreveram livros inteiros, diante hipótese recentemente levantada por astrônomos de que, de fato, trata-se de um cometa, e não de um asteróide?
Com a palavra, Mercúrio - Gêmeos...
O aspecto masculino dominante neste signo, não se refere propriamente a imagem do pai ou mesmo da mãe, se esta desempenhar este papel, mas muito mais a dinâmica do relacionamento entre eles.
A ausência de atitudes que levam a resultados concretos, a necessidade de dar explicações são os aspectos mais fortes que esses nativos parecem absorver da convivência familiar e dar explicações é uma forma de interagir com o mundo, é portanto uma postura de natureza masculina.
Pode até haver, para os geminianos, uma certa dúvida sobre qual dos dois elementos, pai ou mãe, foi mais importante na formação de sua identidade.
Não é muito comum ver o coração de um nativo de Gêmeos sendo consumido pelas chamas da paixão, mas se isso acontecer, com certeza tentará escapar, apelando para a razão. Agora, se não conseguir, abaixará o fogo, fazendo de tudo para levar em banho-maria a intensidade da sua afeição.
Inquieto e comunicativo, sente necessidade de descobrir e conhecer o mundo que o cerca. Para isso usa a sua grande habilidade intelectual. É alegre e tem presença de espírito.
Personifica a comunicação, a busca de experiências com valor educativo. É também muito curioso. É o signo do movimento e da versatilidade. O geminiano é comunicativo e muito expressivo.
Adora trocar informações e está sempre em busca de novos conhecimentos, sendo muito adaptável e possuindo grande agilidade mental.
Por querer entrar em contato com tudo e com todos, às vezes não consegue se aprofundar nas coisas. Mesmo assim, é a pessoa mais dinâmica do zodíaco.
Dinamismo: Grande disponibilidade para contatar pelo movimento ou pela expressão (ar), em múltiplas direções (mutável), com abundância de ritmo ou flexibilidade (mutável), que facilmente levam a uma instabilidade (predominância do seco), emocional ou intelectual, principalmente se a necessidade de se afirmar na vida concreta (masculino) for excessivamente programada dentro de uma lógica momentânea e levemente egocêntrica (seco). Integração intelectual na existência (Mercúrio), onde o contato sensorial é imediatamente transformado em linguagem (Mercúrio com ar), em signo lingüístico, que por sua vez multiplica a possibilidade de apreensão concreta da realidade, criando a sensação que ela é inapreensível e falsa (Júpiter em exílio). Devido a multiplicidade da possibilidade da apreensão da coisa, passa a ser realidade a descrição. Os conflitos são estruturados num nível de conhecimento e finalidade, enquanto que as soluções podem ser estruturadas num nível de compreensão (Gêmeos) de uma justa, equilibrada (Libra) e verdadeira relação (Aquário).

Existem dois tipos de geminianos:

Tipo A: "tipo nervoso", dominante frio, emocionalmente estável, constantemente em movimento, sempre em busca de emoções.

Tipo B: "tipo ágil", dominante quente, curioso, oportunista, irônico, espirituoso, inventivo e astuto.

Tarefa: A ti Gêmeos Eu dou as perguntas sem respostas, para que possas levar a todos um entendimento daquilo que o homem vê ao seu redor. Tu nunca saberás porque os homens falam ou escutam, mas em tua busca pela respostas encontrarás o Meu dom, reservado para ti, o conhecimento.

Astroset I - 21/04/2005: Câncer, Gêmeos e Touro
Astroset II - 22/07/2005: Leão, Virgem e Libra
Astroset III - 24/10/2005: Capricórnio, Sagitário e Escorpião
Astroset IV - 20/01/2006: Áries, Aquário e Peixes


ORION
Estrelas na Constelação de Gêmeos
Orion, ou Oríon (Ori), o caçador Órion, é uma constelação do equador celeste. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Orionis.
É uma constelação reconhecida internacionalmente por possuir estrelas brilhantes e visíveis de ambos os hemisférios.
A constelação mais próxima é a de Gêmeos. As constelações vizinhas são Touro, Eridanus, Lepus (Lebre) e Monoceros (Unicórnio).
Destaca-se a presença de três estrelas que forman a cintura de Orion, Alnitak, Alnilan e Mintaka, e as estrelas gigantes Rigel e Betelgeuse - todas localizadas na constelação de Gêmeos. Existem também outras estrelas: Heka, Bellatrix, Saiph, como podemos ver no selo abaixo...
Próxima da cintura pode-se observar a M42, a célebre "Nebulosa de Orion", uma região de intensa formação estelar.
Na mitologia grega, Orion era um gigante caçador. De seu mito há várias versões.
Segundo a mais comum delas, Orion era filho de Poseidon e de Gaia. Recebeu de seu pai o dom de andar sobre as águas, e de sua mãe o tamanho gigantesco. Dotado de beleza extraordinária, era cobiçado pelas mulheres e pelas deusas.
Casou-se inicialmente com Side, que se dizia ser a mais bela de todas as jovens da Grécia antiga. Mas Side era orgulhosa e gabava-se de ser mais bela ainda do que as imortais, mais bela do que a própria Hera.
Ciumenta, Hera vingou-se e precipitou a jovem do cimo das montanhas do Tártaro, matando-a. Tendo perdido a esposa, Orion perambulou perdido pela Terra.
Certo dia, foi chamado por Enopião, rei de Chios, para acabar com as feras que haviam invadido seu reino. Tendo terminado o serviço, conheceu a jovem Mérope, filha de Enopião.
Mal se viram os jovens apaixonaram-se. Porém o pai de Mérope era contra o casamento, e criou uma armadilha ao gigante. Enopião, que significa "o que bebe vinho", em grego, conseguiu embebedar o jovem.
Quando este já estava dormindo, o rei cegou-o e expulsou-o do reino. Foi achado por um garoto, que se sentou em seus ombros e o guiou até o Sol Nascente.
Quando Eos, a Aurora, o viu apaixonou-se por ele e curou-o, dando-lhe novamente a visão. Os dois foram morar na ilha de Delos e viveram algum tempo juntos, porém o amor deles não durou muito, e Orion partiu para novas conquistas.
Em suas viagens, conheceu Artemis, a deusa da caça, com quem criou forte amizade. Logo o caçador se apaixonou pela deusa e, segundo dizem alguns autores, Artemis também se enamorou dele, apesar disso ser motivo de controvérsia.
De qualquer forma a amizade dos dois gerou fortes ciúmes em Apolo, que um dia enviou um enorme Escorpião para matar o gigante.
Apesar do caçador estar habituado a esmagar estas criaturas, este era maior que Orion, além de possuir uma couraça que a espada do gigante não conseguia atravessar.
Houve uma feroz batalha, que acabou com a morte de Orion.
Inconformada, Artemis pediu a seu pai, Zeus, que o revivesse. Zeus se recusou, mas acabou por transformar Orion em uma constelação, colocando-o nos céus.
Transformou também o Escorpião, mas temeroso de que os dois lutassem, Zeus colocou-o no canto oposto do céu, de forma que quando um ascendesse, à noite, o outro descendesse, e nunca estivessem juntos no céu...
Orion está no céu sempre a perseguir uma lebre, acompanhado por Sírius, que segundo alguns é seu cão, uma pele de leão e com uma espada no cinto...


LUA EM GÊMEOS
Pessoa de personalidade agradável.A grande atração por aventuras e a necessidade de atividade constante do geminiano podem ser herança de uma vida passada na Europa da Idade Média, quando eram bastante comuns as disputas entre Feudos. É possível também que a pessoa tenha participado de viagens com as cruzadas ou de caravanas que faziam comércio com o oriente.
Dia: A comunicação se faz presente, é tempo de ver os amigos, de fazer contatos, telefonar e escrever cartas. As pessoas ganham maior força de comunicação, sentem-se versáteis e curiosas, e se voltam mais para os assuntos culturais, públicos, mentais e intelectuais. Excursões, instruções, propagandas, escritos, assuntos relativos a parentes e vizinhos, podem ocorrer. O bom humor predomina e favorece encontros e festas. É um dia ótimo para quem trabalha com cinema, rádio e televisão ou em atividades ligadas ao jornalismo. A conclusão de negócios em andamento pode ser prejudicada pela indecisão e é preciso evitar a tendência de fazer tudo ao mesmo tempo.

Saturno em Gêmeos: Indica que você precisa aprender a usar, ao máximo, a comunicação, seja escrita ou falada. Tente ser também mais decidido e use todo o jogo de cintura de maneira racional e concreta. Assim, você estará garantindo a realização de todos os seus objetivos.
Em vidas passadas, a pessoa pode ter deixado de explorar seu potencial intelectual, simplesmente por comodismo ou desinteresse. Na vida atual, portanto, precisa compensar isso, esforçando-se para freqüentar uma escola e concluir seus estudos. Para tanto, terá de disciplinar sua forma de estudar, pesquisando a fundo todos os assuntos que lhe despertem o interesse.

Casa 3: A mente, a comunicação, o meio em que vive o indivíduo, os irmãos e irmãs. Refere-se também à vida intelectual, a inteligência, a educação básica (primário, ginásio, colégio), à capacidade de aprendizado e ao método de raciocínio. Linguagem, discurso, descrição do mundo, cartas, telefonemas, papéis de uma forma geral, transportes (carros e veículos), vizinhos, parentes, primos, crianças e jovens, pequenas viagens, mudanças, contratos, livros, relatórios, os escritos, as experiências.

3º eixo Gêmeos - Sagitário: Expressivo e teatral, necessidade de expansão e de movimento, liberdade, circulação, intelectual, mental e conhecimento, diversidade, interesse por várias coisas, alegria, movimentação, idealismo e meio acadêmico.

Saúde: Gêmeos rege o sistema nervoso, o sistema respiratório, os pulmões, a traquéia, externo, vasos capilares, glândula timo, oxigenação do sangue, nervos dorsais, os braços, as mãos, o tato, dedos, ombros, clavícula, canais e condutores. Os geminianos tem que tomar cuidado com resfriados porque facilmente se transformam em bronquite. Bronquite, pneumonia, tuberculose pulmonar, doenças nervosas, fraturas de braços e mãos, asma, insônia e paranóia. São inquietos e vivem com os nervos a "flor da pele". Recomenda-se o consumo de alface e couve-flor para combater a bronquite.

Exercício: Fique parado com o corpo reto, levante então um ombro de cada vez e abaixe-o alternadamente. Faça exercícios que soltem as articulações dos ombros e braços.

Personificação: Signo humano, participação do seco, estéril, duplo, intelectual, loquaz (fala muito). Representa os canais das águas, os rios, e a conquista aérea da vegetação pela ramagem e folhagem, onde há lugar a respiração. Escritores, advogados, comerciantes, jornalistas e publicitários.

Aparência: Signo de média constituição e beleza.

Animal: Quadrúpedes astutos e vivazes, macaco, raposa, aves trepadoras, papagaio.

Profissão: jornalista, locutor de rádio (radialista), professor, secretária, balconista de loja, viajante comercial, motorista, tradutor, intérprete, escritor, telefonista, relações públicas, guia turístico, vendedor, editor, comerciante, cantor, artista, empresário, desenhista, arquiteto, publicitário, engenheiro, tudo o que for relacionado com comunicação e expressão.

Planeta: Mercúrio, o mensageiro dos deuses, lhe dá energia mental e intelectual para analisar todos os lados de qualquer questão, você é, sem dúvida, um grande diplomata.

Qualidade: Mutável, o que dá transformação, expansiva.

Elemento: Ar.

Elemental: Silfo.

Estação: O fim da primavera.

Dia: Quarta-feira, deus Mercúrio, Odin o deus da sabedoria Viking.

Cor: Amarelo, cinza, azul, cores mescladas e tons de amarelo.

Mineral: Ágata, ágata musgo, hematita, topázio, citrino.

Metal: Mercúrio.

Vegetal: Lavanda, azaléia, salsa, flor de cerejeira (significa inteligência), primavera (símbolo da primeira juventude), açucena (flerte inconseqüente) e a flor-de-lis (facilidade de comunicação).

Chakra: 5º e 6º.

Aroma: Narciso, verbena, rosa e alecrim.

À mesa: Preferência a alimentos de fácil digestão, geralmente comem pouco e rápido.

Nota musical: Mi.

Arcanjo: Raphael.

Plano de vida: Mental.

Regente esotérico: Vênus.

Missão esotérica: Colher os pombos de ouro dos jardins das Esperias.

Mitologia: Hércules e Apolo, como meio irmãos, são associados a esta constelação. Anfião e Zeto, filhos de Zeus e Antíopa, também podem ser relacionados. Ainda Cástor e Pólux, os Dióscuros, filhos de Leta, irmãos de Helena de Tróia, figuram na lista dos mitos ligados ao signo.
O Mito de Gêmeos está ligado aos Dióscuros (filhos de Júpiter) Castor & Pólux.
A belíssima Leda, mulher do rei Tíndaro, certa vez se banhava nas margens do Eurotas, rio da Lacônia, quando foi avistada por Júpiter. Desejoso de possuí-la transforma-se num belo Cisne.
A tímida ave acolheu-se junto a bela Leda que nove meses depois deu à luz dois ovos; de um nasceram Pólux e Helena, imortais pois filhos de Júpiter; do outro nasceram Castor & Clitemnestra, mortais e filhos de Tíndaro.
Entre Castor & Pólux nasceu uma amizade fraterna inseparável. Eram jovens guerreiros incansáveis: purgaram o Mar Egeu dos piratas, acompanharam Jasão na grande batalha em busca do Tosão de Ouro. Foi numa festa que os gêmeos se apaixonaram por duas belas jovens, Febe e Talaíra, e as raptaram de seus maridos, Linceu e Ida.
Após feroz combate Ida matou Castor. Pólux, em desespero, pede a Júpiter o irmão de volta. Júpiter não podendo atender inteiramente o pedido partilha a imortalidade de Pólux entre eles, de sorte que morriam e viviam alternadamente.

Tarôt: O Mago.

Tarôt Cigano: Candeias.

Runas: Ansur, raidu, M, Jera.

Gêmeos Ascendente em:

Áries: Maior impulso para conquistas profissionais e acentua uma certa tendência à infidelidade.
Touro: Neutraliza a insegurança geminiana, fica menos volúvel, dá mais firmeza e grandes dotes artísticos.
Gêmeos: Duplica tanto as qualidades como os defeitos.
Câncer: Aprende a se entregar melhor no amor e à fidelidade, dá contraste entre os temperamentos agitados e passivos.
Leão: Dá capacidade de liderança, exageros na ambição e o casamento é vital.
Virgem: Desenvolve o senso prático, aumenta a capacidade de organização e no amor se torna crítico e exigente.
Libra: Profissionalmente promete destaque, mas a vida afetiva tende a ser mais instável e sem grandes compromissos.
Escorpião: Diminui a superficialidade e a inconstância, mas pode se tornar exigente, desorganizado e auto-confiante.
Sagitário: Pode ser ingênuo e facilmente enganado, e ter um senso de responsabilidade plenamente desenvolvido.
Capricórnio: Tem mais perseverança, sua energia sexual se acentua e aprende a se relacionar de uma maneira mais madura.
Aquário: Extroversão, entendimento, mente aberta, paixões intensas ainda que passageiras.
Peixes: Maior inteligência, dons artísticos, capacidade de respeitar e valorizar mais as pessoas.

Nenhum comentário: